Somos influenciados pela cultura, pelas pessoas com as quais convivemos e pelo ambiente. Então a escola tem papel fundamental em tudo isso. Ela pode propor desafios que ajudem o nosso educando a superar limites e podemos fazê-lo em nosso dia-a-dia através das descobertas, da convivência, da sociabilização e do “brincar “.
Nós, da Equipe Centro de Educação Infantil Ângela Fuganti temos como proposta a Educação tendo como recursos básicos, conhecer, criar, sonhar, sorrir, construir e ser feliz!
USO DA CADERNETA ESCOLAR
A caderneta escolar é um instrumento de comunicação muito importante entre família e escola, é utilizada para recados e avisos.
O responsável deve ler diariamente a caderneta escolar para se inteirar dos comunicados enviados e assinar seu recebimento.
HORÁRIO DE ATENDIMENTO - 7 h e 30 min às 18 h 30 min
FALTAS
As faltas devem ser avisadas à coordenação, via telefone ou pessoalmente, para que os professores possam ser comunicados.
PROCESSO DE ADAPTAÇÃO
As crianças em processo de adaptação são recebidas pela Equipe Centro de Educação Infantil Ângela Fuganti com muito carinho. Contamos com o apoio, compreensão e incentivo dos pais para que haja sucesso na adaptação e desenvolvimento da mesma.
A decisão dos pais de colocar seu filho na escola deve resultar de atitude pensada, consciente e segura é dever da escola certificar-se de que esta é a melhor opção para os pais e para a criança.
O ingresso na escola é a entrada em um meio social mais amplo, onde a criança se desligará, por algumas horas do seu dia, do seio familiar. Então ela irá se deparar com novas questões de sociabilidade. ( como dividir brinquedos e atenção da educadora).
É interessante levar a criança na escola quando forem conhecer e fazer a matrícula para que ela vá se familiarizando com o ambiente e sinta vontade de ficar mais um pouco.
Algumas crianças se adaptam facilmente, outras demoram um pouco mais. ( não há regras pré- definidas para isso,depende de cada uma).
A separação apesar de necessária, é um processo doloroso tanto para a criança como para a mãe, mas é superado em pouco tempo.
O choro na hora da separação é freqüente e nem sempre significa que a criança não queria ficar na escola. ( muitas vezes é sinal de birra, manha ou forma de convencer os pais de algo que desejam, mesmo com o choro a criança deve permanecer na escola).
A ausência do choro não significa que a criança não esteja sentindo a separação ( mesmo parecendo calma tranqüila ela ainda não está adaptada porque tudo é novo, a diferença está apenas na forma como ela reage).
Evitar comentários sobre a adaptação da criança em sua presença. ( é aconselhável a mãe entregar a criança no colo da professora não a professora tirar a criança do colo da mãe).
Os pais não devem sair escondidos, devem se despedir das crianças e avisá-las que logo irão retornar para buscá-las. ( se chorar fazer isso rapidamente)
A permanência dos pais na sala dificultará a compreensão da separação e fará as outras crianças cobrarem a presença de suas mães.
Lembre-se que a educadora atende as crianças em grupo, procurando distribuir a atenção, igualmente, promovendo junto com a mãe a integração da criança.
Se os pais confiam na escola sentirão segurança na separação e esse sentimento será transmitido a criança, que suportará melhor a nova situação.
Os pais devem evitar interrogatórios de como foi o dia na escola, a criança pode sentir-se pressionada. ( ela gosta de falar de suas descobertas, se os pais deixam ela falar ela irá agir naturalmente.)
Poderão acontecer algumas regressões de comportamento durante a adaptação, assim como alguns sintomas psicossomáticos (febre, vômitos etc); É aconselhável deixar menos tempo no período de adaptação.
Muitas crianças que já freqüentam a escola precisam de readaptação.
Aos poucos a criança vai se adaptando a seqüência de atividades e acaba percebendo que há um momento de chegada à escola e um momento de saída, sendo que esse último representa a chegada da família.
ANIVERSÁRIOS
O Centro de Educação Infantil Ângela Fuganti vêem a comemoração do aniversário das crianças, como mais uma oportunidade de socialização. Desta maneira, os pais que desejarem festejar na escola poderão fazê-lo comunicando a direção antecipadamente, para melhor organização de horário neste dia especial.
QUANDO A CRIANÇA ESTÀ ADOENTADA
Em consideração à própria criança e a seus colegas de classe, entendemos que a criança doente não deve ser trazida a escola , pois além de precisar de cuidados especiais, estará predisposta a infecções devido à baixa natural de sua imunidade.
Se for necessário medicar a criança no período de aula, será obrigatório um comunicado por escrito na caderneta escolar, para que as recomendações sejam corretamente cumpridas. Necessário mandar o medidor.
Informem com clareza os horários e quantidade do medicamento utilizado. No caso de dúvidas a medicação não será ministrada.
Doenças infantis ou contagiosas deverão ser imediatamente comunicadas a escola, devendo a criança retornar à escola mediante a alta médica.
Caso a criança apresente qualquer anormalidade no que se refere ao quadro de saúde durante o período de aula, a primeira providência será entrar em contato com os pais e se não os encontrarmos, procuraremos os telefones para recado.
COMUNICADOS
A escola envia comunicados freqüentemente aos pais e responsáveis a respeito de eventos, passeios, reuniões, matrículas etc. Tais correspondências são enviadas por meio da caderneta do aluno.
É importante que os pais e/ou responsáveis verifiquem os materiais, a caderneta do aluno diariamente e assinem todos os comunicados.