quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Histórico

O Centro de Educação Infantil Ângela Fuganti foi fundado em 31 de janeiro de 1990, situa-se na Rua Barão do Rio Branco no Bairro Alto da Glória, no município de Tangará, no meio-oeste de Santa Catarina. Atende 11 horas diárias, de segunda a sexta-feira, uma média de 130 crianças de 4 meses a 4 anos de idade, divididas em 06 turmas; Berçário I; Berçário II; Maternal I; Maternal II; Maternal AI e Maternal AII sendo que os dois últimos funcionam fora do prédio escolar, no Bairro Três de Outubro, s/n, com o nome fantasia de “Creche Amália Maria”.

Os alunos em sua maioria residem na área urbana e rural e seus pais são trabalhadores do comércio e prestação de serviços, construção civil, transporte, setor público e agricultores.

O Centro de Educação Infantil Ângela Fuganti inicia suas atividades diariamente às 7h30min, recepcionando as crianças com jogos, músicas, vídeos e cantos. O café é servido às 8h30min, são realizadas atividades dirigidas pelo professor das 9h às 10h, das 10h às 11h atividade livre, sendo o almoço às 11h 15min, em seguidas as crianças repousam. O lanche é serviço às 14h 15 min, seguido de atividades dirigidas pelo professor. O jantar é servido às 15h45min. A partir das 16h atividades livres com observação dos professores, encerrando as atividades às 18h30min.

Trabalham no Centro de Educação Infantil Ângela Fuganti duas professoras com 40 horas semanais e oito professoras com 20 horas semanais; um professor de musicalização de 20 horas semanais; uma professora de recreação 20 horas semanais, um professor de recreação de 10 horas semanais, nove auxiliares de sala com 40 horas semanais; três merendeiras; três serventes; uma diretora e duas professoras coordenadoras.

Todos os professores possuem formação em nível superior com especialização na área de educação. As auxiliares estão cursando terceiro grau. As serventes e merendeiras possuem ensino médio e participam de cursos de capacitação semestralmente. A Unidade Escolar tem por objetivo atender as necessidades básicas das crianças priorizando o Educar e Cuidar e tem por função atender os dispostos apresentados na Constituição Federal e Leis Estaduais, como referência mestra os Referenciais Nacionais para Educação Infantil e Estatuto da criança e Adolescente. A ação pedagógica deve partir da compreensão do conhecimento das crianças, levando-as a compreender, elaborar, representar, vivenciar, pesquisar e produzir conhecimentos a partir das experiências coletivas e individuais. O trabalho realizado diariamente tem como eixos organizadores: o educar e o cuidar, o movimento, a música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, a matemática o brincar, a organização espaço temporal e as situações permanente. Com base nos eixos organizadores os professores elaboram projetos coletivos e posteriormente cada professor aplica os mesmos de acordo com a faixa etária.