A música é a linguagem capaz de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos, manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação há muito tempo.
Quando nascemos nossos sentidos já estão muito desenvolvidos, ou seja, somos capazes de sentir, identificar, ouvir, olhar e assim tornar uma ligação de crescimento no próprio desenvolvimento humano. A linguagem musical é um meio para desenvolver a expressão, o equilíbrio, a autoestima e autoconhecimento, favorece também a integração social. A música tem um papel imprescindível para esse crescimento, pois sua produção engrandece os sentidos e intensifica nossa alma, dessa forma podemos colocá-la como alicerce de muitos fatores que levam à plenitude e contagia todos que estão ao redor. Na escola a música é sem dúvida nenhuma uma base sólida para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos. Podemos dizer que a musicalização é um processo cognitivo e sensorial que ocorre intuitivamente ou por mediação de um profissional. O fazer musical acontece por meio da improvisação, composição e interpretação.
O mundo que nos rodeia está completamente interagido com a música, porém nem sempre o som pode mexer com nosso coração. Posteriormente, enriquece a nossa mente e a emoção pelos sons simultâneos das notas musicais e tudo isso procede a um desenvolvimento para nossa mente sendo um exercício até mesmo para pensar, agir, fazer o mundo acontecer.
Música não tem raça, nem credo, nem cor, simplesmente combina com tudo principalmente com escola, cada uma com seu estilo, seu gênero, mas todas têm nas suas melodias o seguimento do “Amor e do Conhecer”.
Aprender uma canção, brincar de roda, ouvir uma música, realizar brinquedos rítmicos são atividades que incentivam a aquisição do gosto musical. Portanto, a atividade musical na escola é sem dúvida nenhuma fundamental em todas as idades, desde a educação infantil, séries iniciais, ensino fundamental, e outras ela se enquadra em todas as idades da sua maneira.
A música é tudo que pode ser expresso pela voz, som, enfim, é uma linguagem totalmente universal que está ligada ao folclore, principalmente a cultura. Na educação Infantil a intenção da musicalização não é formar músicos e sim colocar os alunos em contato com os princípios musicais e poder se tornar uma base para a educação. É importante a escola oportunizar o acesso à Educação Musical, pois as crianças de zero a quatro anos não cantam muito, mas ouvem bastante, enfim pode ser trabalhada a diferenciação entre sons, altura, grave, agudo, intensidade e muitos outros fatores e aspectos. A música é ótima para transmitir conteúdos, conhecer a personalidade das crianças e saber quais são as dúvidas e o conhecimento delas. Cantando e gesticulando a criança aprende a lidar com o mundo e forma sua personalidade.
Para ensinar música, devemos atentar para detalhes como: a letra, a melodia e o seu grau de ludicidade. Ao falar em musicalização, um dos recursos mais eficazes para despertar o interesse da criança é o movimento associado à canção. Nas canções, é estimulado o desenvolvimento da memória e do raciocínio rápido, onde a seqüência de movimentos aumenta gradativamente, sendo necessária uma lembrança imediata.
A música no contexto da Educação Infantil vem, ao longo de sua história, atendendo a vários objetivos. Tem sido em muitos casos, suporte para atender propósitos, como formação de hábitos, atitudes e comportamentos.
Centro de Educação Infantil Ângela Fuganti
Professor: Cleber Fontana Gonçalves Silva
Formação: Licenciado em Pedagogia - Músico